Mudanças no mundo do trabalho, redução da jornada, criação de uma Política Nacional de Saúde do Trabalhador, fortalecimento da vigilância em saúde do trabalho e revogação de reformas que precarizam a vida profissional estiveram em pauta na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT). A conferência contou com ampla participação popular e destacou que a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras é direito humano. Tudo isso está na nova edição da revista Radis, publicada pela Fiocruz.
A revista mostra o que esteve em discussão no encontro. E lista quais os desafios estruturais do mundo do trabalho e como dar continuidade às lutas para que essas pautas deixem de ser promessa e se tornem realidade.
A edição também traz outros assuntos: iniciativas na atenção primária que valorizam o brincar no desenvolvimento infantil; o canto coral que promove saúde mental e inclusão; e o projeto Mosaic, que une ciência e saberes locais para enfrentar degradação ambiental. E ainda apresenta um estudo da Fiocruz que revela melhorias do parto vaginal no SUS, mas aponta falhas no pré-natal e altos índices de violência obstétrica.
Publicado em 06/11/2025 14:48 Informe Ensp