Introdução
A 16ª Reunião do Comitê Consultivo e Executivo da BVS Saúde Pública Brasil foi realizada no dia 28 de setembro de 2016, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, na Fiocruz, Rio de Janeiro de forma presencial para que estava localizado na cidade e de forma virtual para as instituições cooperantes pertencentes a outros estados.
Participantes
1.ABRASCO
Roseni Pinheiro – Pesquisadora Profa Adj do IMS/ UERJ – Pró-Cientista da UERJ/FAPERJ/ Líder GP do CNPq – LAPPIS Coord. DINTER CAPES UERJ-UEA Saúde Coletiva/Editora Staff da CEPESC EDITORA
2.BIREME
Diego Gonzales – Diretor (por webconferência)
Juliana Souza – Bibliotecária/MIP/PFI/BIREME (por webconferência)
Rosimeire Ribeiro – Bibliotecária/MIP/PFI/BIREME (por webconferência)
3.FIOCRUZ:
Hermano Castro.- Diretor da Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca
Vania Guerra – Bibliotecária/ Biblioteca de Saúde Pública/ICICT/Fiocruz
Luciana Danielli – Bibliotecária /BVS Fiocruz/CICT/ICICT/Fioruz
Fátima Martins – Bibliotecária – Coordenadora da Rede de Bibliotecas Fiocruz/ICICT/Fiocruz
Marcia Verônica – secretária – Rede de Bibliotecas Fiocruz/ICICT/Fiocruz
Gizele Rocha – Bibliotecária – Chefe da Biblioteca de Saúde Pública/ICICT/Fiocruz
Simone Dib – Bibliotecária/Biblioteca de Saúde Pública/Icict/Fiocruz
Ana Maranhão – Bibliotecária – Coordenadora do Repositório Institucional ARCA/ CTIC /ICICT/Fiocruz
Adilson Araújo – Analista de sistemas/BVS Fiocruz/ CTIC /ICICT/Fiocruz
Augusto Vinhaes– Analista de sistemas/BVS Fiocruz/ CTIC /ICICT/Fiocruz
Aline Alves– Analista de sistemas/BVS Fiocruz/ CTIC /ICICT/Fiocruz
Jorge Nundes – Analista de sistemas/Chefe do CTIC/ICICT/Fiocruz
Fátima Duarte – Bibliotecária/Chefe da Biblioteca de Manguinhos/ICICT/Fiocruz
Diones Ramos – Bibliotecária/ Biblioteca de Manguinhos/ICICT/Fiocruz
Fátima Lopes – Bibliotecária/CCI/Escola Nacional de saúde Pública Sérgio arouca/Fiocruz
4.Ministério da Saúde
Sandra teixeira – Bibliotecária/CGDI/SAA/SE
5.USP/ FSP
Maria Imaculada da Conceição – Bibliotecária/Centro de Informação e Referência em Saúde Pública/Biblioteca de saúde Pública/FSP/USP
Além dos membros do Comitê, estiveram presentes representantes diversos setores da Fiocruz, como:
• Direção da ENSP;
• Coordenação de Comunicação Institucional / ENSP
• Rede de Bibliotecas;
• Centro de Tecnologia em Informação e Comunicação em saúde (CTIC)
• Repositório Institucional ARCA;
• BVS Fiocruz
• Biblioteca de Ciências Biomédicas/ICICT
• Biblioteca de Saúde Pública/ICICT
Desenvolvimento
A reunião teve início com a apresentação do novo Diretor da Bireme, Sr. Diego Gonzalez, com o objetivo de discutir o panorama atual da BVS-SP, seus avanços e desafios.
O Sr. Diego se apresenta e agradece a oportunidade de poder falar na Reunião. Acrescenta que esta na Direção da Bireme há dois meses apenas.
Fala sobre a importância da instância da BVS-SP, que foi a primeira BVS temática a ser criada, em 1999, e que devemos identificar os desafios da BVS no momento atual e trabalhar mais produtos dirigidos ao usuário final. A BVS-SP poderia inovar neste sentido. Procurar saber onde estão as brechas de informações para que se possa trabalhar para cobrir essas brechas.
O Sr. Hermano se apresenta, frisando que um dos maiores desafios para o futuro da BVS é a crise atual, que afeta todo o sistema de saúde. Manter a BVS já será um grande desafio para os próximos anos, frente à falta de recurso financeiro, e que a semente que lançarmos hoje poderemos coletar daqui há alguns anos.
O projeto de “Estudos de Usuários da BVS SP: um projeto piloto.” foi apresentado, surgindo vários comentários, elogios, críticas e sugestões de melhorias para que possa ser aplicado nas outras instâncias. (em anexo).
Ana maranhão, Coordenadora do Repositório Institucional ARCA sugere que se faça uma apresentação do projeto para as outras BVS Fiocruz e demais instâncias BVS.
Dando continuidade à pauta, Vania sugeriu criar uma pré-agenda para 2017, onde incluiria uma Reunião presencial do Comitê, já no primeiro semestre de 2017.
Anunciou também a inclusão da Luciana Danielli (BVS Fiocruz) no Comitê Executivo, da Fátima Lopes (CCI/ENSP), que assumirá o projeto da CID Saúde, em parceria com a Biblioteca de Saúde Pública e da Diones Ramos (Biblioteca de Manguinhos), responsável pela BVS DIP). Fortalecimento com a inclusão dessas pessoas.
As Instituições fazem apresentação de seus indicadores no biênio 2014-2016. – Contribuições para a BVS.
A Luciana Danielli (BVS Fiocruz) informa que, no Portal de Teses e Dissertações em Saúde Públ9ica, houve alimentação exclusivamente pela BibSP/Fiocruz. Os outros centros cooperantes não alimentam desde 2011 e que, por isso, os números estão baixos. Indaga sobre a possibilidade de exclusão ou continuação no portal da BVS.
A Juliana Souza sugere que haja colaboração para que volte a ser feito a alimentação na base Thesis.
Segundo a Maria Imaculada da Conceição (FSP/USP), a redução da equipe tem dificultado o desenvolvimento de processos.
Aline Alves (BVS Fiocruz) informa sobre um treinamento sobre a Fonte FI-ADMIN na Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, que acontecerá em outubro.
Juliana Souza informa que a Bireme também oferecerá um curso online Direve e LIS para FI-ADMIN – os campos permanecem os mesmos.
Vania Guerra e Maria Imaculada da Conceição informam que estão com dificuldade de alimentar as fontes Direve e LIS. Juliana Souza ficou com a responsabilidade de verificar, junto aos técnicos da Bireme, o que está ocorrendo.
Juliana Souza apresenta os novos descritores, recém incluídos no DeCS, e os eliminados.
Propostas dos membros presentes na Reunião: ampliação do Comitê Consultivo, com a inclusão de instituições internacionais, da América latina; restauração e atualização do portal BVS; linhas de ação voltada para a gestão do conhecimento em Saúde Pública; rever temas do portal de evidências; e projeto tradução do conhecimento em Saúde Pública; reunião presencial em 2017.
Criação de uma página no Facebook (endereço) – já criado pela Secretaria Executiva, mas ainda engatinhando. Aguardando o retorno do Leonardo Simonini, que está licenciado, para dar suporte.
Aline Alves (CTIC Informação) sugere que se crie um ‘Fale conosco’. – traz demandas para a BibSP com 10 (dez) dias para retorno ao usuário.
Fátima Martins (Rede de Biblioteca Fiocruz) sugere o uso de ferramentas que o público usa (mídias sociais). – atendimento com um tempo de resposta e dentro do horário de trabalho.
Ao final da Reunião, foi apresentada, analisada e alterada a Matriz de responsabilidades (em anexo).