-
Diretório de Eventos
O Diretório de Eventos da BVS Saúde Pública Brasil tem como objetivo reunir, armazenar, disponibilizar e divulgar informações referenciais que permitam ao usuário localizar eventos de interesse na área de Saúde Pública.
-
Indicadores e Dados Básicos de Saúde
Além de prover matéria prima essencial para a análise de saúde, a disponibilidade de um conjunto básico de indicadores tende a facilitar o monitoramento de objetivos e metas em saúde, estimular o fortalecimento da capacidade analítica das equipes de saúde e promover o desenvolvimento de sistemas de informação de saúde intercomunicados.
- Indicadores e Dados Básicos de Saúde do Brasil 2018/2019
- Indicadores do Pacto de Atenção Básica
- Boletins Epidemiológicos
- 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde 2018
- Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA
- Situação da Saúde nas Américas: Indicadores Básicos 2019
- World Health Statistics 2021
- Base de Datos de Indicadores Básicos en Salud de la OPS
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
- Sala de Situação de Saúde - Estadual, Regional e Municipal
- Cadastro de Conselho Nacional de Saúde
-
Legislação em Saúde Pública
O diretório Legislação em Saúde Pública oferece links para pesquisa sobre atos normativos do SUS, textos completos para pesquisa de normas publicadas pela Agência Nacional de Saúde, várias leis que abordam o tema entre outros.
-
Bases de Dados
- Legislação em Destaque
Sistema de Legislação da Saúde . SAÚDE LEGIS - O Saúde Legis é o Sistema de Pesquisa de Legislação que reúne os atos normativos do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito da esfera federal. Estão disponíveis para consulta mais de 70.000 atos normativos.
LEYES – Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe – Base de dados sobre Legislação Básica do Setor de Saúde na América Latina e Caribe, coordenada pela Unidade de Desenvolvimento de Políticas e Sistemas de Saúde (HSS/HP/OPAS) e pela BIREME. Contém referências bibliográficas da legislação em saúde vigente em mais de trinta países da América Latina e do Caribe, podendo também conter o texto completo ou link para o mesmo.
-
Informativo Eletrônico de Legislação
Banco de Legislações em Saúde do RJ
- Normas Básicas do SUS
Constituição Federal de 1988, artigos 196 a 200
- Lei 8.080, de 19/09/1990
Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
Acrescenta capítulo e artigo à Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento de serviços correspondentes e dá outras providências, regulamentando a assistência domiciliar no Sistema Único de Saúde.
Acrescenta capítulo e artigo à Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento de serviços correspondentes e dá outras providências, regulamentando a assistência domiciliar no Sistema Único de Saúde.
Altera a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para garantir às parturientes o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.
Emenda Constitucional 29Lei 8.142. Controle Social e Financiamento do SUS
Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.Altera os arts. 34, 35, 156, 160, 167 e 198 da Constituição Federal e acrescenta artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para assegurar os recursos mínimos para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde.
Norma Operacional Básica - NOB 1/96
Aprova a NOB 1/96, que redefine o modelo de gestão do Sistema Único de Saúde.Norma de Assistência à Saúde - NOAS/SUS - 01/ 2002
Aprova a Norma Operacional da Assistência à Saúde NOAS SUS 01/2002, que amplia as responsabilidades dos municípios na Atenção Básica.Pacto pela Saúde 2006: Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais
Divulga o Pacto pela Saúde 2006 - Consolidação do SUS e aprova as diretrizes operacionais do referido Pacto.Regulamento do SUS Política Nacional de Saúde do Homem Veja outras publicações e Portais de Legilação na BVS Ministério da Saúde -
-
Pesquisadores e Grupos de Pesquisa (Lattes)
O Sistema CV-Lattes é o componente da Plataforma Lattes desenvolvido para o CNPq e através do diretório de grupos de pesquisa do Lattes/CNPq é possível fazer buscas sobre as informações de grupos de pesquisa.
A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação.
Através do diretório de grupos de pesquisa do Lattes/CNPq é possível fazer buscas sobre as informações de grupos de pesquisa. Os grupos de pesquisa válidos para busca são somente aqueles que o dirigente institucional certificou como grupo válido na sua instituição. Para fazer buscas é necessário escolher a unidade de busca, grupos, pesquisadores, líderes ou estudantes.
A Plataforma Lattes oferece ao usuário o serviço Lattestats, que fornece informações qualificadas e atualizadas so a produção de C, T e I cadastrada por intermédio do currículo. Os dados são separados por região, instituição e sexo/Idade.
A Plataforma deve disponibilizar em tempo real e com muito mais transparência as informações, processos e procedimentos que a CAPES realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica. Igualmente, a Plataforma propiciará a parte gerencial-operacional de todos os processos e permitirá maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação.A escolha do nome é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, autor do Parecer nº 977 de 1965. O documento conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes como é até os dias de hoje.