São Paulo, 28 de junho de 2002
Local: sede da BIREME, em São Paulo
Participantes
· OPAS-BR: João Baptista Risi Júnior e Fernanda Nahuz
· Ministério da Saúde: Beatriz Tess, Márcia Rollemberg e Eliane Santos
· FIOCRUZ/RJ: Jussara Long
· ABRASCO: Moisés Goldbaum
· Faculdade de Saúde Pública/USP: Maria Teresinha Andrade e Angela Cuenca
· BIREME: Abel Laerte Packer, Elenice de Castro, Renata Ciol e Dayse Aguiar
Desenvolvimento
A reunião teve início com as boas-vindas aos participantes por Abel Packer (BIREME), que agradeceu a presença de todos e passou às considerações iniciais, onde enfatizou a importância do apoio político das instituições participantes do Comitê Consultivo, bem como reafirmou o compromisso da área de informação dessas instituições na condução da BVS-SP. Acrescentou que até o final de 2002 a BIREME espera ter os indicadores que mostrem também a satisfação dos usuários.
Beatriz Tess (MS) informou que após o lançamento da BVS-SP, no mês de março, foi notado um aumento na procura da biblioteca virtual pelo público interno do Ministério da Saúde e também nos eventos em que o MS tem participado. Enfatizou a necessidade de um melhor plano de marketing incluindo manutenção de estoque do material de divulgação.
Moisés Goldbaum (ABRASCO) reafirmou o apoio político da ABRASCO para o projeto da BVS-SP. Colocando-se no papel de usuário, apontou o sucesso da BVS-SP para a comunidade científica, ressaltando a adoção da LILACS e da SciELO como modelos consolidados para medir o impacto da comunicação científica, o que traduz o processo de amadurecimento e avanço da BVS-SP.
Em seguida, Abel Packer apresentou a pauta da reunião, iniciando com a discussão para inclusão de novos membros no Comitê Consultivo Nacional, a saber: Datasus e Instituto de Saúde Coletiva da Bahia.
Em relação a esse assunto, ficou acordado que o processo já consolidado da BVS-SP requer uma reflexão mais profunda sobre que atores devem fazer parte do Comitê Consultivo. Trata-se de um momento de revisão e ajustes de médio e longo prazos para definir a sustentabilidade do projeto.
Beatriz Tess propôs para discussão a criação de um Comitê Consultivo Nacional reafirmado enquanto instância política e a criação de Câmaras Técnicas responsáveis pela operação das fontes de informação da BVS-SP, tendo resguardadas suas representatividades no Comitê Consultivo.
Abel Packer sugeriu a ampliação da discussão para a criação de um Comitê Consultivo Nacional da BVS que englobaria todos os temas em desenvolvimento na BVS, em que cada iniciativa contará com sua Câmara Técnica específica.
Como recomendação, Beatriz e Abel se comprometeram a elaborar uma proposta de reformulação do Comitê Consultivo Nacional, para análise e aprovação na lista de discussão da BVS-SP.
A reunião prosseguiu com a apresentação do estado atual de cada um dos projetos prioritários, elencados a seguir:
- Controle bibliográfico
– Foi apresentado quadro com informações numéricas das base de dados bibliográficas; recomendando-se um esforço maior das instituições responsáveis pelas bases na ampliação a coleta e entrada de dados para melhorar o controle bibliográfico.
– Referendou-se a inclusão da base de dados HISA (História da Saúde Pública na América Latina e Caribe) desenvolvida pela biblioteca da Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. - Diretórios
– Apresentou-se a situação dos diretórios disponíveis na BVS-SP. Em relação ao diretório de eventos, ficou acordado que a nova versão da metodologia será disponibilizada à ENSP/FIOCRUZ no mês de agosto. O diretório de pesquisadores aguarda para o mês de julho que o CNPq atualize os dados; enquanto o de grupos de pesquisa deverá ser atualizado no mês de outubro, com os dados do censo 2002. - Catálogos de revistas
– A base contempla 388 títulos de revistas, sendo 51 títulos nacionais. Observou-se que portal de revistas da CAPES é pouco representativo na área de saúde pública é recomendou-se que as instituições do Comitê indiquem mais títulos para aquisição. - Localizador de informação em saúde pública
– Referendou-se a iniciativa da FSP em realizar um seminário para discussão de melhorias na metodologia e operação do LIS a realizar-se em agosto.
– Encaminhou-se a proposta de atualização semanal dos destaques. - Desenvolvimento e atualização da terminologia em saúde pública
– Informou-se que a integração das áreas e subáreas temáticas à estrutura do DeCS terá início em julho, sob coordenação da BIREME e com a cooperação da rede de instituições da BVS-SP.
– Estando previsto o lançamento da versão preliminar em novembro - Destaques/notícias
– Encaminhou-se proposta de termos de referência da pauta: informação relacionada com resultados de pesquisa científica, eventos de caráter científico, revisão, inovação, resultados de seminários, definição de políticas. Recomendou-se evitar a inclusão de informação de caráter institucional ou de caráter político
– Recomendou-se o envio de pelo menos um destaque semanal de cada instituição
– Pendência: discutir como armazenar os destaques/notícias numa base que permita posterior recuperação. - Textos Completos
– Apresentou-se o número de registros em formato de texto completo e se enfatizou a operação de coleções de textos completos na BVS-SP segundo os critérios: descrição bibliográfica e indexação da LILACS; endereço eletrônico no campo 8; qualquer formato de documento (word, html, pdf, etc) e uso da metodologia SciELO de modo seletivo.
– Divulgou-se a proposta de Política Editorial de Textos Completos para análise do Comitê Consultivo e posterior aprovação. - Indicadores
– Recomendou-se a retomada deste projeto em parceria com a RIPSA para conectividade dos indicadores com a literatura científica disponível na BVS-SP. - Programa de capacitação da BVS-SP
– Apresentou-se o programa de cursos da BVS-SP para o ano de 2002, que inclui10 cursos distribuídos em todas as regiões do país.
– Marcia Rollemberg (MS) comentou que os curso já realizado no MS treinou 72 profissionais e 9 replicadores. - Plano de marketing
– Informou-se a participação da BIREME em 7 eventos da área de saúde pública para divulgar a BVS-SP no primeiro semestre de 2002.
– Ficou definida a necessidade de elaboração de um plano de marketing que possa ser estendido a todas as instituições do Comitê Consultivo Nacional e que seja previsto para o ano todo.
– Recomenda-se a reimpressão do material utilizado no lançamento da BVS-SP, à exceção dos pins e das bolsas.
– Por orientação da Coordenadora de Promoção e Eventos do Ministério da Saúde, ficou determinado que o logo do Governo Federal- Trabalhando em todo o Brasil seja excluído completamente de todo material promocional da BVS a ser distribuído no período de 8 de julho a 15 de novembro de 2002, por vigência da Lei Eleitoral, que proíbe propaganda institucional durante o período de campanha eleitoral. - Informação para Tomadores de Decisão (ITD)
– Foi apresentado o informe das atividades realizadas, que incluem: constituição e reunião do Grupo Focal, definição dos temas prioritários, elaboração do Termo de Referência, contratação de consultores, desenvolvimento de fontes de informação por tema (etapa 1- produtos parciais).
– As atividades previstas para o ano de 2002 referem-se a: reuniões do Grupo Focal (23/07, 05/09 e 07/11 de 2002), desenvolvimento de fontes de informação por tema – etapa 2, articulação entre conteúdos, design do ‘espaço da gestão’ na BVS SP e desenvolvimento de metodologia para organização, recuperação, navegação adequadas às fontes de informação. - Financiamento do Projeto
– Abel Packer (BIREME) informou que está sendo negociada a liberação de recursos para manutenção da BVS Saúde Pública por mais 18 meses, em três instâncias: financiamento de novos projetos, fortalecimento do Ministério da Saúde com o objetivo de ampliar suas capacidades no domínio das tecnologias de informação e montagem de unidades de acesso à BVS-SP em secretarias de saúde.
Nada mais tendo a discutir, agradeceu-se a presença de todos e deu-se por encerrada a reunião da qual lavrou-se esta ata.