Em agenda internacional na Cidade do México, uma comitiva brasileira visitou (22/9) a empresa mexicana Birmex, como parte de uma cooperação bilateral firmada entre os dois países para ampliar a produção de vacinas com tecnologia de RNA mensageiro (mRNA). A visita foi liderada pelo ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha. A parceria entre as agências reguladoras do Brasil e México, e o intercâmbio de experiências sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro também estiveram entre os temas tratados durante a visita da comitiva brasileira ao México, iniciada na segunda-feira (21).
A Fiocruz e a Birmex estabeleceram, em agosto de 2025, um Memorando de Entendimento (MdE) que prevê o desenvolvimento de pesquisas e trocas de conhecimentos e tecnologias, ampliando a autonomia dos dois países de fabricar seus próprios imunizantes.
Selecionada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) / Organização Mundial da Saúde (OMS), a Fiocruz se tornou um centro de referência na América Latina para o desenvolvimento e produção de vacinas com tecnologia de RNA mensageiro (mRNA). O desenvolvimento de uma plataforma de mRNA na Fundação resultou em uma vacina candidata contra a Covid-19, autorizada pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) para iniciar estudos clínicos como dose de reforço. O imunizante foi o primeiro com tecnologia mRNA totalmente desenvolvido no país. Já estão em andamento estudos para produção de outras vacinas, para leishmaniose e turberculose, na plataforma mRNA da Fiocruz, cuja planta piloto é a primeira da América Latina com certificação de Boas Práticas de Fabricação.
O RNA mensageiro é uma tecnologia que orienta as células do organismo a produzir uma proteína capaz de estimular a defesa contra uma doença. A mesma tecnologia pode ser adaptada para diferentes vacinas, o que amplia as possibilidades de desenvolvimento de novos imunizantes.
Acordo bilateral
A cooperação bilateral faz parte das seis áreas prioritárias definidas no memorando de saúde firmado entre Brasil e México em abril de 2026, em Brasília. O documento inclui as tecnologias de mRNA entre as prioridades para vacinas e imunobiológicos.
A experiência brasileira com o SUS também está entre os temas da missão. O México avança na construção de um sistema universal de saúde e tem interesse em conhecer a experiência brasileira. Com cerca de 133 milhões de habitantes, o país trabalha para estruturar um sistema que, quando implantado, será o segundo maior sistema público de saúde do mundo, atrás do SUS.
Além disso, foi debatido ainda o aprofundamento do acordo entre a Anvisa e a Comissão Federal para a Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris), que prevê agilizar o registro de medicamentos no México a partir das avaliações realizadas pela agência brasileira.
Período eleitoral
Durante o período eleitoral (de 4 de julho até 25 de outubro), os conteúdos digitais publicados e disponibilizados pela Agência Fiocruz de Notícias (AFN) acompanham as orientações da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). O documento esclarece que é permitida a divulgação de “conteúdo meramente informativo ou de serviço ao cidadão”.
Publicado em 23/09/2026 11:36