13ª Reunião do Comitê Consultivo da Biblioteca Virtual em Saúde Pública do Brasil

São Paulo, 06 de agosto de 2010, das 13h00 às 18h00
Local: BIREME/OPAS/OMS

Introdução

A 13ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Saúde Pública Brasil foi realizada no dia 06 de agosto de 2010, no Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME/OPAS/OMS, em São Paulo, com a presença de representantes das instituições do seu Comitê Consultivo Nacional.

Participantes

Palestrante convidado
Abel L. Packer, Ex-Diretor da BIREME (1999-2010) e atual colaborador da Fundação de Apoio à UNIFESP (Fap/UNIFESP) em assessoria de informação e comunicação em ciência

1. ABRASCO
Moisés Goldbaum – Editor Científico da Revista Brasileira de Epidemiologia – FM/USP
Márcia F. de Almeida – Editor Científico da Revista Brasileira de Epidemiologia – FSP/USP

2. BIREME/OPAS/OMS
Lilian Calò, Gerente PFI
Carmen Verônica M. Abdala, Gerente SCI
Adalberto Tardelli, Gerente AFI
Claudia Guzzo, Supervisora MIP/PFI
Elenice de Castro, Supervisora CEI/GA
Patrícia Santos, Supervisora CEI/GA
Julio Takayama, Supervisor CEI, GA
Bárbara Uehara,Técnica MIP/PFI

3. FIOCRUZ
Maria de Fátima M. Martins – Chefe da Biblioteca de Saúde Pública – ICICT/FIOCRUZ

4. FSP/USP
Angela Maria B. Cuenca – Diretora da Biblioteca e Centro de Informação e Referência – FSP/USP
Maria do Carmo A. Alvarez – Bibliotecária Coordenadora da Área de Processamento e Bases de Dados –  FSP/USP

5. ISC/UFBA
Maria Creuza F. da Silva – Bibliotecária e Representante – ISC/UFBA

6. Ministério da Saúde (MS)
Shirlei R. Gonçalves – Coordenadora da Biblioteca – CGDI/SAA/SE
Gilvânia Mello – Coordenadora de Gestão do Conhecimento – DECIT/MS

7. OPAS/OMS
José G. Moya – OPAS Brasil – Coordenador da Unidade de Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação

Ausências justificadas:
Eliane P. dos Santos – Coordenadora Geral de Informação e Documentação do
Ministério da Saúde
Ilma H. Noronha – Coordenadora da Rede de Bibliotecas – CICT/FIOCRUZ
Leonor P. Santos – Diretora – DECIT/MS
Silvia Almeida de Valentin – Gerente GA – BIREME/OPAS/OMS

Agenda

A 13ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS SP Brasil teve início com as palavras de boas-vindas de Adalberto Tardelli, Gerente de Administração de Fontes de Informação e na ocasião representando o Diretor Interino da BIREME, Albino José Belotto. Em seguida, Lilian Calò, Gerente de Produção de Fontes de Informação da BIREME/OPAS/OMS repassou a agenda de trabalho prevista para a sessão e objetivos da reunião destacando seus principais objetivos:

– Analisar os resultados alcançados por cada uma das instituições do Comitê Consultivo em prol da BVS SP Brasil;
– Apresentar o Portal de Mídias da BVS Brasil e a participação da BVS SP Brasil nesta iniciativa; e
– Debater perspectivas para o próximo biênio e encaminhamentos futuros.

Desenvolvimento dos trabalhos

Após as apresentações e aprovação da agenda, Lilian Calò dá boas vindas aos presentes e inicia a reunião compartilhando o histórico da BVS SP Brasil no contexto da Rede BVS no Brasil e a sua importância como primeira iniciativa temática da BVS. Também apresenta resumidamente os avanços das reuniões anteriores do Comitê Consultivo.Lilian passa a palavra para Abel Packer, palestrante convidado que falou sobre Informação científica como bem público no contexto da BVS Saúde Pública, e destacou o modelo de trabalho cooperativo em rede como uma das principais características da BVS e sua fortaleza enquanto bem público de promoção de informação em acesso aberto.

Na seqüência, Claudia Guzzo contextualiza a BVS nacional e internacionalmente, desde o lançamento do modelo BVS em 1998, e o início da BVS Brasil que se deu no ano de 2000. Informa que hoje a rede BVS conta com a participação de 29 países, totalizando 129 instâncias ativas. Destaca que no Brasil são atualmente 129 iniciativas entre temáticas, biográficas, institucionais e nacionais, e relata a conformação e realização das reuniões do Comitê Técnico da BVS Brasil, trazendo como um dos resultados o lançamento e a operação do Espaço Colaborativo (ECO) da BVS Brasil, que vem
apresentando um ótimo desempenho como ambiente de integração e interação da rede BVS no país.

Iniciaram-se então as apresentações das instituições do Comitê Consultivo, com a apresentação da BIREME feita por Bárbara Uehara que relatou os resultados da manutenção e atualização do portal da BVS Saúde Pública Brasil e de suas fontes de informação, atividades de capacitação presenciais e a distância, promoção em eventos, entre outras.

Fátima Martins, representante do ICICT/FIOCRUZ apresentou os resultados de cursos e oficinas baseados no uso da BVS SP Brasil aos alunos e docentes da FSP/ENSP. Ela acrescentou que embora a instituição tenha sofrido imprevistos de infra-estrutura eles conseguiram alavancar os projetos de implantação da sala de acessibilidade digital e o projeto de pesquisa em usabilidade do portal da BVS SP Brasil. Fátima também apresentou uma série de sugestões para o portal com base na experiência com os cursos e oficinas que a FSP/ENSP ministra.

Verônica Abdala sugere que seja conformado um Grupo de Trabalho específico para discussão de melhoramentos na busca do portal e nos filtros de busca da BVS por meio de reuniões técnicas. A proposta é apoiada por Cláudia Guzzo e por Angela Cuenca (FSP/USP), sendo que esta última reforça a idéia de reuniões temáticas e técnicas para discussão do tema e em seguida apresenta
os resultados alcançados nos últimos 18 meses.

Angela relata os resultados da fonte LIS e a base CidSaude e suas atualizações, e destaca que a instituição ministra cursos e capacitações sobre a BVS SP Brasil. Comentou a falta de materiais de divulgação da BVS como folders e banners que auxiliem na divulgação.. Reitera a importância das gravações de áudios das teses (que a FSP vem desenvolvendo como nova fonte de informação para a BVS SP Brasil), além de outros materiais. Reafirma o interesse em continuar a iniciativa mesmo diante das dificuldades e, se possível, expandir o projeto de gravação , para outras faculdades da USP ou
instituições que se interessem pela fonte. Sugere aos representantes da ABRASCO que consultem sobre a possibilidade de haver maior divulgação da BVS no site da ABRASCO, por exemplo, com um link na home da ABRASCO para acesso à BVS SP Brasil. Também sugeriu a participação de um representante da BVS SP no Grupo de Trabalho temático de Informação em saúde e população da ABRASCO, assim como nas atividades desenvolvidas por esta associação, sugestões aprovadas por Moisés Goldbaum, que se incumbiu de levá-las à ABRASCO.

Representando o MS Shirlei Gonçalves apresenta os resultados do Glossário e Siglário, da base de dados ColecionaSUS, e do investimento que está sendo feito na adoção do ABCD e em atividades de educação à distância, apoiando inclusive com monitores estes . Ela acrescenta que o MS tem interesse em apoiar projetos de tradução de registros para tornar acessível à informação bem como continuar apoiando o lançamento de Estações BVS em todo Brasil, ressaltando que este ano estão previstas ainda 18 inaugurações. Atualmente a Biblioteca do MS passa por um programa de melhoria da acessibilidade focado principalmente em deficiência visual, em que se pretende apoiar a gravação de voz de documentos para disponibilização aos deficientes. Informa que neste mês acontece o término do 12º Termo de Cooperação para o Desenvolvimento da BVS, mas que há perspectiva em breve de assinatura de outro termo (TC50) para continuar apoiando a adoção e expansão da BVS como modelo.

Ainda representando o MS, Gilvânia Mello destaca a importância da promoção do uso de evidências na decisão em saúde pública e a aproximação com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONAS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) para que estes possam apoiar esta área na BVS. Também acrescenta a importância de obter feedback dos usuários da BVS, e sugere que cada instituição do Comitê Consultivo desenvolva anualmente atividades para identificar a necessidade dos usuários, tendo sido apoiada pelos presentes.

Maria Creusa (ISC/UFBA) acrescenta que a instituição continua apoiando a BVS principalmente na alimentação da base de dados LILACS e do serviço SCAD, a qual atua como centro cooperante. Segundo Maria Creusa, a divulgação da BVS SP Brasil faz parte das atividades acadêmicas do ISC, por meio de treinamentos ministrados aos alunos de graduação e pós-graduação no inicio de cada semestre. Ela também se dispõe a levar a sugestão de acréscimo do link da BVS SP Brasil na página da biblioteca da UFBA, para que esta também possa contribuir com a divulgação do portal.

Após as apresentações das instituições do Comitê, os colaboradores da BIREME, Elenice de Castro, Júlio Takayama e Patrícia Santos, os três da Coordenação CEI/GA fazem uma apresentação sobre Ambientes Aprendizes e Informados (AAI) no modelo BVS abordando o uso do de ferramentas colaborativas e estratégias de comunicação, e apresentam o Portal de Mídias da BVS Brasil, iniciativa que surgiu no âmbito da BVS SP Brasil devido à sua demanda de um repositório de áudio e vídeos para promoção da saúde pública no país. Cláudia Guzzo complementou a apresentação explicando que a
perspectiva é que este portal seja inicialmente utilizado pelas instituições do Comitê Consultivo da BVS SP Brasil. Uma vez que a metodologia e tecnologia sejam validadas, Claudia propõe que o Portal de Mídias seja expandido para que todas as iniciativas temáticas nacionais armazenem conteúdos em áudio, vídeo e podcasts.

Na fase final da reunião dedicada a debates e encaminhamentos futuros Cláudia Guzzo repassou as recomendações registradas durante a reunião para aprovação de todos e registro em ata. Foi reforçada a importância e funcionamento da matriz de responsabilidades desta BVS, assim como o papel da Secretaria Executiva dentro do modelo e no contexto da BVS SP Brasil.

A poucos minutos do final da reunião, Angela Cuenca apresenta a proposta de que a secretaria executiva seja realizada de forma rotativa, com cada uma das instituições representadas neste Comitê assumindo a secretaria executiva, a cada dois anos.possibilitando que todas adquiram experiência de liderança da BVS. Ângela apresenta a candidatura da FSP/USP como primeira instituição a
assumir a Secretaria Executiva, além da BIREME. Os membros do comitê presentes não se manifestam contrariamente à proposição.

A representante da Biblioteca da FSP/USP agradece e reconhece o esforço da BIREME em prol da BVS SP Brasil, destacando a importância da continuidade da participação ativa desta instituição na instância. Cláudia e Verônica reiteram que a BIREME seguirá acompanhando ativamente a BVS SP Brasil, desenvolvendo as atividades estabelecidas na matriz de responsabilidades e mantendo a BVS em seus servidores, além de seguir trabalhando nas inovações do modelo da BVS. Angela destaca o apoio do MS como essencial para o desenvolvimento desta BVS, e informa que trabalhará de forma
articulada e compartida com esta instituição para o desenvolvimento da BVS SP Brasil, no que é apoiada por Shirlei Gonçalves, representante do MS. Os participantes registram sua satisfação na participação no evento e reiteram seus compromissos, e a reunião é dada por encerrada.

Recomendações

1- Criação de um Grupo de Trabalho para discutir melhorias para o portal da BVS SP liderado pelo ICICT/ FIOCRUZ com a participação de profissionais de diferentes áreas de BIREME, FSP/USP e CGDI/MS.

2 – Inclusão de link da BVS SP Brasil no Site da ABRASCO, e articulação para que a mesma colabore com conteúdos (notícias e eventos) na BVS SP Brasil, a ser encaminhado pelo representante da ABRASCO.

3 – Participação de um membro deste Comitê no Grupo de Trabalho sobre Informação em Saúde e População da ABRASCO.

4 – Inserção do link da BVS SP Brasil no site do ISC/UFBA, a ser encaminhado pela representante do ISC/UFBA.

5 – Contato com os órgãos Conass e Conasems, para que sejam inseridos links para o portal de evidências no site destes conselhos, a ser realizado pela Secretaria Executiva da BVS SP Brasil.

6 – Realização de atividades para captação de feedbacks de usuários sobre o portal da BVS SP Brasil em cada uma das instituições-membro do Comitê.

7 – Encaminhamento, por parte da BIREME, de instruções para acesso e inclusão de conteúdos no Portal Multimídia da BVS Brasil.

8 – Sugere-se o rodízio bienal de instituições como Secretaria Executiva da BVS SP Brasil e a transferência da Secretaria Executiva para a FSP/USP será consolidada mediante a elaboração de um plano de trabalho em conjunto com a BIREME, atual instituição responsável pela Secretaria Executiva. O Ministério da Saúde, a considerar o apoio manifestado também acompanhará esse processo.