11ª Reunião do Comitê Consultivo da Biblioteca Virtual em Saúde Pública do Brasil

São Paulo, 09 de novembro de 2007, das 10h00 às 16h30
Local: BIREME/OPAS/OMS

Introdução

A Décima Primeira Reunião do Comitê Consultivo da Biblioteca Virtual em Saúde Pública do Brasil foi realizada no dia 09 de novembro de 2007 na BIREME/OPAS/OMS, em São Paulo, com a presença de representantes das instituições do Comitê Consultivo Nacional.

Participantes

1. BIREME/OPAS/OMS: Abel Packer,  Luciano Duarte, Cláudia Guzzo, Solange Santos e Rosemeire Rocha
2. CGDI/MS: Márcia Rollemberg, Eliane Santos
3. ICICT/FIOCRUZ/MS: Ilma Noronha, Jussara Long
4. FSP/USP: Angela Maria Belloni Cuenca
5. ISC/UFBA: Maria Creuza Ferreira da Silva
6. OPAS Representação: José Moya

Agenda

A reunião teve início com a abertura de Abel Packer, que apresentou a proposta de agenda e os objetivos da reunião: compartilhar os resultados obtidos na execução do projeto de ampliação da BVS Saúde Pública para o Biênio 2006-2007 e debater assuntos específicos relativos à condução da BVS Saúde Pública Brasil.

Desenvolvimento

Durante a abertura da reunião foi destacado por Abel Packer o sucesso e a periodicidade dos encontros deste comitê Consultivo, seguido da apresentação de cada um dos presentes.

A sessão de Informe das Atividades Desenvolvidas na BVS SP Brasil foi iniciada por Ângela Cuenca, que apresentou os resultados obtidos pela FSP/USP, iniciando pela cooperação técnica para o LIS, e solicitou capacitação para sua equipe após a integração do LIS SP com o LIS Regional, atividade que esta em fase de desenvolvimento em parceria com a BIREME. Informou que o ingresso de conteúdos no LIS já vem sendo realizado como uma atividade de rotina da equipe da Biblioteca da FSP/USP, apenas necessitando de certificação dos sites por especialistas em saúde pública. Sugeriu alguns aprimoramentos para esta fonte de informação.

Apresentou, também, as atividades desenvolvidas pela FSP/USP com o Portal de Revistas da BVS SP, que teve revistos todos os seus títulos quanto à indexação, pertinência temática e continuidade dos títulos. Foi elaborado o documento com critérios de seleção das revistas para comporem o Portal, apresentado, nesta ocasião, para aprovação do Comitê Consultivo.

Discorreu também sobre as iniciativas de áudio e o interesse de retomar as gravações de depoimentos dos autores das teses defendidas na FSP/USP, que estiveram suspensas no último ano. Informou que a FSP se dispõe a capacitar novos centros com a metodologia criada, para que outras instituições possam também realizar a gravação e disponibilização de áudios de teses ou outros documentos.

Márcia Rollemberg destacou que a biblioteca do Ministério da Saúde foi uma das pioneiras em adaptar as metodologias da BVS para tratamento de vídeos e que esta base de dados é atualmente disponível na BVS Ministério da Saúde. E que foi realizada a aquisição de um novo servidor, streaming, que permitirá associar os vídeos em formato digital a estes registros. Jussara Long informou que o ICICT/FIOCRUZ pode apoiar a CGDI/MS na realização da atualização da metodologia LILACS (1.6) para esta base de dados.

Abel Packer informou que a BIREME apóia a iniciativa de vinculação de áudios e vídeos na BVS, e fomentou a perspectiva de construção de um índice exclusivo de materiais multimídia.
Ângela apresentou ainda a colaboração da FSP/USP nas demais fontes de informação da BVS-SP.. Informou que uma perspectiva futura é a criação de equipe para apoio a editoria de textos produzidos por docentes da FSP/USP, além de fortalecer a inserção de teses no portal da USP (que alimenta o portal de textos completos da BVS-SP). Neste contexto, apontou a importância da BVS ter repositórios institucionais para materiais que não sejam bibliográficos padrão, como relatórios técnicos, etc.

Ilma Noronha apoiou a iniciativa de tratamento destes documentos, mas ressaltou a importância da manutenção da qualidade e dos critérios, para garantir a sustentabilidade dessa fonte de informação.
Finalizando sua apresentação, Ângela informou sobre os programas de capacitação em BVS que vem sendo desenvolvidos pela FSP/USP e, abordando o tema de terminologia, solicitou que fossem revistos os descritores do DeCS sobre nutrição, assim como a categoria meio ambiente.

Na seqüência Eliane Santos apresentou os resultados do MS na execução de alguns subprojetos, com destaque para a BVS do Ministério da Saúde e as atividades desenvolvidas em conjunto com a Rede BiblioSUS, como a base ColecionaSUS e a Comunidade Virtual.

Apresentou também os resultados do Projeto Estação BVS, Patrimônio Cultural da Saúde, a construção da base de Experiências Exitosas e a seleção dos temais mais demandados do SUS, que serão base para seleção de evidencias.

Abel destacou a importância da base de experiências exitosas no contexto da OPAS, no que foi apoiado pelos participantes.

Márcia Rollemberg informou que como resultado do II Fórum de Informação em Saúde seriam levadas várias propostas para Conferencia Nacional em Saúde (http://conselho.saude.gov.br/web_13confere/index.html), e que este espaço caracteriza-se como um espaço ideal para consolidação de uma política nacional de informação em saúde.

Devido ao avançado da hora a agenda sofreu alterações e Rosemeire Rocha apresentou os resultados obtidos pela BIREME das atividades de capacitação no acesso as fontes de informação da BVS, cursos presenciais e a distancia, e divulgação em stands e eventos. Os resultados obtidos nos cursos a distância foram destacados e elogiados pelos presentes, devido a grande abrangência geográfica obtida, os índices de conclusão do curso e a variedade de perfis dos participantes.

Após intervalo Jussara Long iniciou a apresentação das iniciativas lideradas pelo ICIT/FIOCRUZ. Destacou números de registros, rede de cooperantes, e estatísticas do portal de teses em Saúde Pública, e salientou que um dos principais desafios tem sido obter cooperação técnica com o CNPq para inserção dos links para currículo Lattes junto dos registros bibliográficos da base Thesis. Informou também o avanço das iniciativas do ICIT/FIOCRUZ em realizar gravações de áudio com depoimentos de autores de teses.

Relatou os resultados da cooperação técnica com o Diretório de Eventos da BVS SP e outras fontes de informação da BVS, e programas de capacitação desenvolvidos pela FIOCRUZ no âmbito da BVS. E finalizou sua apresentação demonstrando a iniciativa BVS FIOCRUZ, disponível emHTTP://bvsfiocruz.fiocruz.br

Márcia Rollemberg parabenizou as iniciativas desenvolvidas pela FIOCRUZ, no que foi apoiada por Abel Packer que propôs a ampliação da metodologia usada no Portal de Teses da BVS SP Brasil para América Latina, e a tradução do portal para o espanhol.

Ao discorrer sobre o ISC/UFBA, Maria Creuza relatou que apesar da carência de recursos humanos e tecnológicos na Biblioteca, o ISC apresenta grande interesse em evoluir na aplicação do Modelo da BVS. Abel propôs então o desenvolvimento de uma atividade de capacitação no ISC, no âmbito da saúde publica, para sensibilizar a instituição e apoiar o desenvolvimento da BVS, e orientou o ISC em organizar esta atividade em conjunto com Cláudia Guzzo. Além disso, a BIREME comprometeu-se em apoiar o processo de atualização do LILDBI-Web nesta instituição. Ilma Noronha propôs também o estabelecimento de uma parceria técnica com o Centro de Pesquisas Gonçalo Muniz, para intercambio de experiências.

Antonia Ângulo informou que o DECIT segue no desafio adaptar a informação científico-técnica em um formato mais compatível com a linguagem leiga, buscando torná-la mais aplicável para gestores e usuários. José Moya complementou que esta também tem sido uma recomendação da própria OPAS com relação ao EVIPNET e destacou a importância da ampliação do trabalho com de estudos em evidências.

José Moya informou também que a reunião lhe permitiu conhecer melhor a estrutura de uma BVS, e disse que a proposta de gestão de conhecimento que está sendo implantada na OPAS deve aproximar a Biblioteca/CEDOC da OPAS Representação neste processo para maior cooperação técnica com a BVS.

Na seqüência, Luciano Duarte apresentou os resultados alcançados no âmbito da LILACS e seus centros cooperantes. Destacou que no ultimo dia 26 foi lançado o aplicativo LILACS Express, com o objetivo de aproximar que os editores para que enviem os dados das publicações diretamente pela LILACS, e apresentou os resultados do estudo realizado sobre a Contribuição Brasileira para LILACS durante os anos 2000 a 2006. Os resultados do estudo foram amplamente elogiados pelos presentes.

Cláudia Guzzo passou então a apresentar os demais resultados obtidos pela BIREME em prol da BVS Saúde Pública, relembrando as oito linhas de ação (subprojetos) estabelecidas para o biênio 2006-2007. Informou que os resultados apresentados nesta reunião foram consolidados no Informe Técnico de Atividades Desenvolvidas, elaborado com a colaboração de profissionais do Comitê Consultivo e distribuído aos participantes por ocasião desta reunião. Foi acordado entre os presentes que este informe seria analisado pelos presentes e novas contribuições ou solicitações de revisão devem ser encaminhadas até o dia 10 de dezembro de 2007. Após esta data o Informe será disponibilizado na BVS Saúde Pública, na seção sobre a BVS.

Dando seguimento a apresentação, discorreu-se sobre as atividades de manutenção às fontes de informação e de estrutura tecnológica desenvolvidas pela BIREME, novas implementações em tecnologia e conteúdo, estatísticas de acesso, atividades em comunicação e gestão do projeto, entre outras.

Solange Santos participou da apresentação relatando os avanços obtidos na metodologia SciELO, a ampliação dos critérios de seleção de SciELO Saúde Pública e os recursos do Novo Portal SciELO.

Cláudia Guzzo finalizou o informe de atividades desenvolvidas pela BIREME apresentando a versão beta novo portal BVS Brasil. Foi demonstrado o novo modelo de pesquisa que permite a aplicação de sucessivos filtros de pesquisa, no que foi complementada por Abel Packer em relação às expectativas futuras para BVS Brasil.

Não havendo mais considerações foi finalizada a reunião.

Recomendações

. Recomenda à BIREME implementar uma fonte de informação referencial e um portal de recursos multimídia na BVS, reunindo coleções de conteúdos na forma de áudio e vídeo, com o objetivo de facilitar a gestão do registro bibliográfico e o acesso integrado, e com o apoio de um grupo de trabalho apresentar um protótipo e metodologia de operação na próxima Reunião de Coordenação Regional da BVS.

. Recomenda ao ICICT/FIOCRUZ a ampliação da metodologia usada no Portal de Teses da BVS SP Brasil para América Latina, e a tradução do portal para o espanhol

. Propor a inclusão da BVS dentro da abordagem e proposta política de informação da ABRASCO para o SUS, considerando que a BVS representa a mais importante instância nacional de gestão em rede de informação e conhecimento em saúde essencial para a democratização e inclusão digital e informacional.