Sobre a BVS

  • Sobre a BVS Saúde Pública Brasil

    Explica os objetivos, características e desenvolvimento do portal.

    A BVS Saúde Pública - Brasil (BVS-SP) tem por objetivo promover acesso online eficiente, universal e eqüitativo à informação científica e técnica relevante para o desenvolvimento da saúde.

    Como parte integrante da Biblioteca Virtual em Saúde para América Latina e Caribe, a BVS-SP Brasil representa a operação cooperativa e descentralizada de uma rede de fontes de informação científica e técnica em saúde pública. Essas fontes de informação são operadas na Internet por produtores, integradores e intermediários, obedecendo a controles de qualidade e metodologias comuns.

    A BVS-SP Brasil inclui, além dos serviços tradicionais de acesso à literatura científica, listas de discussão, acesso à legislação estadual e municipal, modelos de ação, notícias e promoção de participação da comunidade. Também é o espaço para o desenvolvimento de um programa de capacitação de produtores, intermediários e usuários na operação da BVS-SP Brasil por meio de cursos presenciais ou conduzidos à distância pela Internet.

    O desenvolvimento da BVS-SP Brasil é guiado por um conjunto de projetos específicos definidos pelo Comitê Consultivo Nacional, que é responsável pela coordenação da BVS-SP Brasil.

    A BVS-SP Brasil é o resultado da parceria entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde- representação Brasil, através de seu centro BIREME.

    Sugestões podem ser enviadas através da área de contato.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Estações BVS

    Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS) permite aos usuários, acesso livre e gratuito a informações técnico-científicas de Saúde geradas por instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) e acadêmicas disponibilizadas na Biblioteca Virtual em Saúde Pública – Brasil (BVS – Brasil).http://estacaobvs.saude.gov.br/

    Apresentação

    Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS) permite aos usuários, acesso livre e gratuito a informações técnico-científicas de Saúde geradas por instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) e acadêmicas disponibilizadas na Biblioteca Virtual em Saúde Pública – Brasil (BVS – Brasil).

    A Estação BVS compõe a estratégia da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (BiblioSUS), que dissemina a produção literária da esfera federal do SUS.

    Desde 2005, já foram instaladas 55 Estações BVS em diversos estados brasileiros, sendo: 27 nas secretarias estaduais de saúde, 13 nas secretarias municipais de saúde, 11 provenientes de recursos próprios das instituições e 4 da parceria com a BVS-Psicologia.

    Objetivos

    A finalidade das Estações BVS é democratizar o acesso às fontes de informação e promover a inclusão digital no campo da Saúde Pública. Além disso, possui os seguintes objetivos específicos:

    • Fomentar a cooperação técnica com as instâncias vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS)
    • Fomentar a inclusão das Estações BVS como estratégia de implantação das BVS temáticas nacionais.
    • Possibilitar a atualização profissional dos técnicos responsáveis pelas Estações BVS.
    • Tornar as Estações BVS como pontos de referência para as campanhas de saúde e pontos de acesso às fontes de informação de BVS nacionais, regionais, temáticas e institucionais.

    Onde encontrar Estações BVS: http://estacaobvs.saude.gov.br/

    [ ← Show Excerpt ]
  • Sobre o modelo da BVS

    Informações sobre metodologias e aplicativos da Biblioteca Virtual em Saúde.