Comunicação e Comunidades

  • Notícias em Saúde Pública

    A função do canal de Notícias em Saúde Pública é processar a coleta, armazenamento, indexação e pesquisa de noticias e alimentar publicações e serviços de noticias nos âmbitos locais, na Internet, dispositivos móveis, rádio, televisão e demais meios de comunicação que ser refiram à temática do portal.

  • Rede de Noticias BVS

    A Rede de Notícias BVS, tem o objetivo específico de promover e disseminar as ações, inovações, projetos e atividades desenvolvidas pela BIREME e por instituições, usuários e intermediários colaboradores e correspondentes das Redes BVS, SciELO e ScienTI, como modelo consolidado de gestão da informação científica e técnica, para as autoridades e representantes das instituições parceiras e conveniadas atuais e potenciais das três Redes.

  • Campus Virtual de Saúde Pública

    Espaço colaborativo para compartilhamento de conhecimento e informação no campo de saúde pública. Uma iniciativa da OPAS, onde a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca coordena o Nodo Brasil, e conta com a parceria da rede de Escolas e Centros formadores em Saúde Pública.

  • Comunidades Virtuais / Espaços Colaborativos On-line

    Um dos principais objetivos das comunidades virtuais é o fortalecimento da BVS como modelo de cooperação técnica baseado em gestão de informação e conhecimento científico-técnico, por meio da comunicação efetiva e periódica de seus usuários. As comunidades virtuais viabilizam e facilitam a comunicação de seus usuários, que pode ocorrer de forma assíncrona e, portanto, sem limite de tempo e de localização. A comunicação é fomentada, por exemplo, pelo acesso facilitado à informação, disponível em galerias de arquivos e de imagens, como notícias, em foros de discussão, em chats e blogs característicos de uma comunidade virtual.

    • Rede BiblioSUS

      Ambiente de comunicação entre gestores, pesquisadores, conselheiros, bibliotecários, profissionais da saúde, estudantes e cidadãos interessados em informações e documentos pertinentes à saúde pública. É uma iniciativa da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde- Brasil (Rede BiblioSUS) com o apoio da BIREME/OPAS/OMS (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde). Acesso controlado.

    • Telessaúde Brasil

      O Espaço Colaborativo do Programa Nacional de Telessaúde do Brasil tem por objetivo facilitar a comunicação e a interação entre os Núcleos de Telessaúde e os Grupos de Trabalho do Programa. Além de ser um espaço de discussão, também possibilita a gestão dos documentos gerados no âmbito do Programa, como informes das reuniões, apresentações, informes dos Núcleos e dos grupos de trabalho, etc. Núcleos de Telessaúde: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Amazonas, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco. Comunidade com acesso controlado.

    • Determinantes Sociais da Saúde

      O Espaço Colaborativo Determinantes Sociais da Saúde tem como objetivo principal facilitar a interação e colaboração entre pesquisadores, gestores, profissionais de saúde e de outras áreas com interesse ou atuação no campo dos Determinantes Sociais da Saúde. Em especial busca estimular a criação e fortalecimento de redes de colaboração entre estes diversos atores para intercambio e registro de informação e conhecimento, bem como para promover estudos e debates sobre as iniqüidades em saúde e seus determinantes, contribuindo para a tomada de decisões sobre políticas e ações de combate a estas iniqüidades baseadas em evidências.

    • BVS Brasil

      O Espaço Colaborativo BVS Brasil tem o objetivo de fortalecer a comunicação e o registro das ações realizadas pelos membros da Rede BVS Brasil, atuando como espaço de interação e fonte de informação no contexto da proposta de convergência das bibliotecas virtuais temáticas, institucionais e portais afins. Também é utilizado para facilitar o intercambio de notícias, promover discussão em fóruns e possibilitar o registro de opiniões e colaborar com a organização de documentos e imagens de interesse para essa comunidade.

    • E-Portuguese

      O Espaço Colaborativo ePORTUGUÊSe é dedicado especialmente ao registro e troca de informação entre os membros da Rede ePORTUGUÊSe - uma plataforma desenvolvida pela OMS para apoiar o desenvolvimento de recursos humanos para a saúde nos países de língua portuguesa, fortalecendo parcerias e colaborações na área da informação e capacitação em saúde. A Rede ePORTUGUÊSe tem o objetivo de valorizar a língua portuguesa através do fomento da produção científica nos oito países de lingua portuguesa - Angola, Brasil - Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

    • Lista de Discussão: Equity, Health & Human Development

       Lista de discussão mantida pela PAHO, que discute a equidade em saúde como eixo central do desenvolvimento humano nas Américas e busca criar um espaço de disseminação de idéias e opiniões para cooperação técnica em saúde.

    [ ← Show Excerpt ]